terça-feira, 29 de setembro de 2009

BBC e a convergência digital

O jornal International Herald Tribunte (21.09.2009) apresenta os projetos em execução da BBC e outras emissoras de convergência digital.

Em especial a reportagem noticia a transmissão de conteúdo audiovisual em uma plataforma híbrida de radiodifusão e internet.

No modelo tradicional há a separação tecnológica. Ou o usuário navega na internet ou assiste à programação das emissoras de televisão. Via de regra, as emissoras têm medo de perder sua audiência para a internet.

A BBC desenvolve sua estratégia no sentido de buscar a integração entre o velho e o novo. Manter a sua audiência e conquistar novos telespectadores, valendo-se da nova tecnologia.

Tanto a BBC quanto as outras emissoras públicas não estão presas à publicidade comercial, daí a liberdade na implentação de um novo modelo experimental.

O projeto da TV híbrida denominado Project Canvas envolve a BBC, British telecommunications, ITV e Five.

A aposta é no sentido de que a televisão e a internet caminhem juntas.

Partidos políticos e TV na internet

PT e PSBD anunciaram o lançamento de televisão na rede mundial de computadores (internet).

Trata-se de um passo importante de modernização e democratização da comunicação política em nosso País.

Quanto maior for o acesso aos meios de comunicação mais plural e democrática será a sociedade brasileira.

O modelo tradicional de radiodifusão apresenta severos limites para a comunicação política. Muitos obstáculos ao processo de debate público existem na televisão por radiodifusão.

Agora, a televisão pela internet não sofre do problema de escassez tal como ocorre na radiodifusão. Daí a abundância de novos espaços que podem ser utilizados pelos atores políticos.

Atualmente, não há como pensar na efetivação de uma democracia moderna sem garantir o acesso aos meios de comunicação aos partidos políticos e aos cidadãos.

A abertura de novos canais de comunicação é um primeiro passo.

Em seguida precisamos discutir a qualificação do debate político brasileiro, principalmente os programas para a concretização do desenvolvimento econômico e social do Brasil.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Jornalismo na TV

Um dos pilares da programação da televisão é o jornalismo.

A atividade jornalística é um meio indispensável para a produção e a difusão de informações.

Atualmente, o jornalismo na televisão é, salvo honrosas exceções, pouco qualificado.

As notícias exibidas não possuem utilidade, nem são necessárias para o telespectador.

Pouco contribuem para a educação e a informação do público. Via de regra, o eixo orientador é o sensacionalismo na exibição das reportagens. Este formato cansa e aborrece.

A busca pela excelência no tratamento da matéria jornalística é uma obrigação dos veículos de comunicação social. Afinal, são instrumentos para a realização de um serviço público. Logo, as emissoras têm a obrigação de oferecer qualidade em sua programação.

Mas, as mudanças qualitativas passam por uma maior grau de exigência dos telespectadores.

Afinal o público é destinatário final no jornalismo sério e de qualidade, é merecedor de mais respeito.