Segundo o Ministro das Comunicações Hélio Costa o radiodifusor brasileiro não tem divulgado a TV Digital, o que poderá implicar na perda do mercado para novas tecnologias (fonte: Miriam Aquino - TeleSíntese - 18.02.2009).
Realmente, depois do lançamento da TV Digital no Brasil a sua divulgação é ainda tímida.
De um lado, as emissoras de tevê não universalizaram a prestação do sinal digital em suas áreas de atuação.
De outro lado, os consumidores deparam-se com preços elevados dos televisores e estão receosos de adquirir um produto que poderá ficar ultrapassado.
Do lado do governo não há uma política industrial robusta de estímulo à fabricação de televisores digitais no País.
Está criado o impasse para a popularização da tevê. Na declaração ministerial há exploração do medo das tevês quanto à perda do mercado diante de novas tecnologias.
Acredito que a solução do problema passa pelo apoio governamental e medidas de divulgação da tevê digital pelas emissoras.
E, principalmente, a aproximação com o público. Este, aliás, sequer tem acesso à novidade tecnológica.
No início, toda mudança é difícil, mas se não forem adotadas medidas de estímulo progressivo de adesão ao sistema e de sua divulgação, de fato, a tevê digital será apenas um sonho distante dos brasileiros.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
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