sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Primeiras Palavras sobre TV Digital

“Que pode pedir a cultura, entendida como diversidade, hoje à televisão, este poderoso e prodigioso meio de comunicação? Pois podemos pedir somente uma coisa: que seja fiel à vida, vale dizer, que seja plural, que seja aberta. Não uma televisão governada por um grupo de burocratas empenhados em fazer da unanimidade em torno do Chefe e à doutrina ou em vender este ou aquele produto”. (PAZ, Octavio. Hombres en su siglo y otros ensayos. Buenos Aires, Editorial Seix Barral. S.A., 78).



O século XXI apresenta um novo cenário para televisão por radiodifusão em razão do desenvolvimento tecnológico e a adoção do formato digital.

No dia 2-12/2007 houve a primeira transmissão digital de televisão por radiodifusão na cidade de São Paulo para um pequeno público possuidor de equipamentos capazes de receber os respectivos sinais. Nos próximos anos a transmissão na forma digital será estendida para outras cidades.

Além disso, foi também inaugurada a TV "Pública", cuja gestão é de responsabilidade da Empresa Brasil de Comunicação - EBC, entidade sucessora da RADIOBRÁS, decorrente da Medida Provisória nº 398, de 10 de outubro de 2007.

O objetivo do presente blog é criar um espaço de compartilhamento de idéias e ações em favor da regulação adequada do mercado de televisão, sob a ótica dos direitos fundamentais garantidos pela Constituição do Brasil, com um enfoque multidisciplinar, objevitando a comunicação entre o direito e outros saberes, tais como: comunicação, economia, política, sociologia, informática, entre outros.

Sejam bem-vindos todos os interessados em promover reflexões e ações em relação ao tema tão caro à democracia brasileira.

Ericson Meister Scorsim

Nenhum comentário: