sexta-feira, 28 de março de 2008

Evolução e Futuro da TV

Todo meio de comunicação social sofre, em regra, a influência dos meios antecessores.

Assim, a televisão é afetada por diversos meios que a antecederam, tais como: o teatro, o cinema, o rádio e o jornal.

O teatro contribui para a formatação das telenovelas. A dramaturgia televisiva deve a ele, portanto, uma parte de sua origem.

Por sua vez, o cinema contribui com a técnica de exibição de imagens e sons, como também mediante a exibição de filmes na grade de programação da televisão.

O rádio propiciou inúmeros talentos para as emissoras.

Igualmente, o jornal afetou significativamente o padrão do telejornalismo. Atualmente, os "jornais" da televisão divulgam notícias mais atualizadas do que os jornais impressos.

Como fica então a evolução da tv em face da internet ?

Entendo que, tal como já ocorreu com o surgimento de outros veículos de comunicação, a internet não é um fator determinante para a morte da tv.

Trata-se de um fenômeno que provalvemente implicará no declínio gradual da audiência televisiva.

Vale dizer, um novo meio de comunicação não acarreta necessariamente a extinção do meio antecessor, contudo ele é capaz de fragmentar a atenção dos diversos públicos.

Hoje, em razão da convergência tecnológica, já podemos se assiste programação de televisão não só mediante o aparelho de tv, mas em outros lugares, tais como o computador pessoal e aparelhos celulares.

As fronteiras clássicas entre os diversos aparelhos e serviços são rompidas graças ao desenvolvimento tecnológico.

Enfim, a evolução da TV para a TV-PC (personal computer) ou a emergência da PC-TV não é por si só um fator determinante para a abolição da tv.

Entendo que os benefícios decorrentes das inovações técnicas que culminaram com a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital devem ser compartilhados entre todos.

Isto quer dizer que a tecnologia não pode ficar exclusivamente sob o interesse das indústrias e das emissoras de televisão.

A sociedade como um todo deve ser a maior beneficiária com a televisão digital, razão pela qual devem ser estabelecidas políticas públicas favoráveis à multiplicação dos emissores de televisão, barateamento dos produtos, melhoria da qualidade dos serviços, entre outras.

Nenhum comentário: