quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Televisão Digital e Televisão de Alta Definição

O modelo de televisão por radiodifusão predominante no século XX foi baseado na técnica analógica para a transmissão dos sinais pelas emissoras, mediante uma rede de antenas terrestres, até as residências dos telespectadores.

No século XXI, um novo modelo de televisão surge com o advento da tecnologia digital. Nesse aspecto, é importante destacar que as expressões televisão digital e televisão de alta definição não são sinônimas. Um dos elementos do sistema de televisão digital é a oferta do serviço de transmissão de imagens e sons com equalidade qualidade, o que se denomina televisão de alta definição (HDTV). Um dos seus aspectos é a qualidade das imagens transmitidas, contudo, como se trata de um sistema, ela é integrada por diversos outros elementos. assim, a televisão de alta definição (HDTV) é uma das possibilidades do sistema de televisão digital, porém não é a única. Ao lado dela, há ainda o sistema de transmissão em definição padrão (SDTV).

A diferença entre as modalidade de transmissão digital reside, basicamente, como já referido, na qualidade dos sons e imagens:
- definição padrão (imagem no formato 4:3 - largura x altura e resolução de 408 linhas, com 704 pontos cada uma, sendo uma tecnologia mais simples e barata);
- alta definição (imagem co formato 16:9 e recepção em aparelhos com 720 linhas de 1.920 pontos, sendo uma tecnologia mais complexa e cara);

Na prática, a transmissão em definição padrão é melhor que a analógica, pois evita interferências. Por sua vez, a transmissão HDTV permite a recepção em qualidade análoga à do cinema, em termos de vídeo e áudio.

Bom, com a televisão digital inúmeras vantagens decorrem da evolução tecnológica: a otimização da utilização do espectro eletromagnético (com a possibilidade de diversas programações em um mesmo canal), versatibilidade (opções diferente quanto à qualidade da transmissão do sinal), flexibilidade do seu uso (adequação do conteúdo em função da capacidade de transporte do sinal), melhor qualidade na recepção do sinal, interatividade (com o potencial de oferecimento de novos serviços pela televisão) e mobilidade (recepção de sinais de televisão mediante aparelhos celulares e em veículos em movimento).

Nenhum comentário: